Com a chegada do novo ano, a Google decidiu dar mais um “boost” à segurança do seu browser. Ao Google Chrome vão chegar ao longo das próximas semanas novas funcionalidades que têm como objetivo ajudar os utilizadores a terem um maior controlo sobre as suas passwords.

A gigante de Mountain View explica no seu blog dedicado à segurança que nem sempre é fácil gerar passwords únicas e complexas, em particular, quando estamos num momento de maior pressa e precisamos mesmo de criar uma conta numa plataforma.

Para evitar a utilização de palavras-passe demasiado simples, ou até mesmo a “reciclagem” de credenciais, a versão mais recente do Google Chrome conta com uma análise de segurança, acessível a partir do ícone do utilizador logo na página inicial. A análise permite verificar rapidamente se existem passwords menos seguras ou comprometidas.

Google Chrome | Novas funcionalidades
créditos: Google

O Chrome já alertava os utilizadores para fazerem um update às passwords guardadas quando faziam log in em websites. O navegador passa a contar com um local dedicado na secção de definições onde é possível fazer uma gestão de todas as credenciais. A funcionalidade chega também as versões do Chrome para desktop e iOS e a Google avança que a app para Android contará com suporte em breve.

Chrome quer controlos de privacidade e de segurança mais intuitivos. Conheça as novidades
Chrome quer controlos de privacidade e de segurança mais intuitivos. Conheça as novidades
Ver artigo

As fugas de passwords continuam a ser uma preocupação para muitos internautas: que o digam os dados de utilização do Safety Check no Chrome. De acordo com a Google, a funcionalidade é usada 14 milhões de vezes por semana. Além disso, a empresa afirma que através das mudanças introduzidas em 2020, houve uma redução de 37% no número de credenciais comprometidas armazenadas no browser.

Em setembro do ano passado, os utilizadores da versão para iOS do browser passaram a ter a possibilidade de usar as suas passwords gravadas em outras apps e browsers. A Google detalha que, ao todo, conta com 3 milhões de autenticações em apps para o sistema operativo dos smartphones da Apple todas as semanas. A empresa explica ainda que a funcionalidade de autenticação biométrica, já disponível para iOS, vai chegar em breve ao Chrome para Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.