Um novo ataque malicioso bastante complexo, descoberto recentemente, usa uma vulnerabilidade conhecida do browser Internet da Microsoft para instalar um programa Cavalo de Tróia em máquinas infectadas. De acordo com a informação adiantada ontem por várias empresas de segurança, o Cavalo de Tróia é colocado no PC através de um pop-up malicioso que carrega um ficheiro denominado "img1big.gif" no computador, recolhendo dados críticos quando os utilizadores se ligarem à Internet para aceder a um dos 50 sites de instituições bancárias visados.



Na lista dos sites de bancos atingidos por este problema não consta nenhuma entidade bancária portuguesa, embora vários bancos ingleses, alemães, australianos e até turcos sejam indicados como vulneráveis. Recorde-se que ainda no ano passado os principais bancos portugueses com presença online mudaram o seu sistema de login abandonado a entrada de códigos através do teclado, que foi substituída pela utilização de um teclado virtual no ecrã, utilizável com o rato, que pretende evitar o roubo de passwords através de aplicações deste tipo.



O Cavalo de Tróia surge com uma extensão de ficheiro ".gif" e parece ser um gráfico num formato comprimido, bastante comum na Internet, mas na realidade, transporta dois programas: um ficheiro que recolhe usernames e passwords e um file dropper que instala o keyword logger no computador da vítima, alerta o Internet Storm Center, pela voz do seu director Marcus Sacas, em declarações à C|NET.



De acordo com o explicado por aquele responsável, o primeiro ficheiro usa uma característica da maioria dos browsers - conhecida como helper files - para interceptar dados e o segundo ficheiro tenta auto-mobilizar-se usando uma falha do Internet Explorer já conhecida.



Entre os sites visados estão grandes instituições financeiras, como o Citibank, o Barclays Bank e o Deutsche Bank. "Se o programa reconhecer que o internauta está num desses sites, faz keystroke logging" acrescenta Sacas.



Apesar de todos os sites financeiros usarem encriptação integrada no browser de modo a proteger a informação de log-in, este Cavalo de Tróia pode capturar a informação antes que a mesma seja encriptada pelo software do browser, o que não acontece entre o teclado e o computador, mas sim quando os mesmos estão "a caminho" do servidor Web.



As vulnerabilidades não corrigidas do Internet Explorer voltam mais uma vez a estar na mira de programas maliciosos, depois de ainda no final da semana passada ter surgido um novo alerta com o aparecimento de um ataque que transformava sites em pólos de infecção, entretanto solucionado (ver Notícias Relacionadas).



Notícias Relacionadas:

2004-06-29 - Ataque Download.Ject já não levanta problemas a utilizadores de Internet