
O Mega, novo serviço que sucederá ao Megaupload, vai encriptar todos os arquivos carregados pelos utilizadores para evitar problemas legais. A novidade foi dada por Kim Dotcom em entrevista à Wired.
A encriptação vai usar o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) e apenas o utilizador que fizer upload dos arquivos terá acesso à chave para descodificar os conteúdos do ficheiro. Desta maneira, o multimilionário neozelandês fica livre de responsabilidades sobre uma possível violação de direitos de autor, responsabilidade essa que apenas cairá sobre o utilizador.
"Se os servidores se perderem, se o governo vier ao data center e os levar, se alguém acede aos servidores ou os rouba, isso não lhes dará nada. O que estiver armazenado no site, vai continuar fechado e privado sem a chave", garantiu Kim Dotcom.
E segundo o neozelandês, a única de maneira de o serviço ser considerado fora da lei é tornando a criptografia ilegal. Mas recordou de forma irónica, que a privacidade é um direito do Homem consagrado pelas Nações Unidas.
O site de armazenamento online terá ainda uma funcionalidade de despistagem de duplicação de conteúdos, atribuindo a cada arquivo uma chave única de encriptação. Se o mesmo arquivo for carregado cem vezes, o utilizador receberá cem chaves e ficará responsável por cem arquivos "diferentes".
Cada um ficará responsável pela maneira como os ficheiros são geridos e distribuídos, o que acaba por ser uma melhoria nas condições de privacidade de dados e de segurança do novo serviço relativamente ao Megaupload.
O esquema concebido também evita que os arquivos em servidores hipoteticamente apreendidos sejam imputados a Kim Dotcom. Os dois novos data centers usados estarão em dois países diferentes para evitar a perda de dados em caso de catástrofe natural ou outra situação inesperada. A localização dos servidores não foi revelada mas segundo o neozelandês, tudo está de acordo com as regras locais.
O fundador do serviço de armazenamento idealizou ainda um cenário em que os computadores pessoais também farão parte do servidor: "Desde uma garagem até ao maior serviço de hospedagem online, qualquer um pode conectar os seus servidores a esta rede".
A revista falou ainda com algumas pessoas ligadas ao universo dos direitos de autor que mostraram preocupação com o novo sistema "à prova de lei" que Kim Dotcom concebeu. "Pode mudar os termos do jogo do gato e do rato, mas ainda será o mesmo jogo", alegou Julie Samuels, advogada da Electronic Frontier Foundation.
Sobre estas preocupações, Kim Dotcom disse que caso as entidades tenham acesso aos dados e consigam comprovar que existe uma violação de copyright, então o Mega removerá o conteúdo ilegal.
O Mega deverá entrar em funcionamento até ao final de 2012.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários