Ficou online esta quarta-feira o Portal do Utente. A plataforma ainda está em testes, à procura de beta testers para experimentar as funcionalidades e as opções tecnológicas. Só quem aceita participar na fase de testes consegue ver todas as opções disponíveis e navegar nos diversos menus.



A grande novidade do portal está na capacidade para integrar informação do utente, como sejam dados sobre doenças atuais e passadas, medicação, alergias, hábitos, entre outros.



A estimativa do ministério da saúde é de que a partir de setembro o portal já permita começar a disponibilizar informação de diagnóstico do utente, dados que estarão acessíveis online a partir de qualquer lugar.



A data de disponibilização ao público dos primeiros serviços foi antecipada por Henrique Martins, coordenador da Comissão para a Informatização Clínica do Ministério da Saúde, numa conferência realizada esta quarta-feira no Hospital Fernando da Fonseca na Amadora.



Na página de entrada do novo Portal do Utente é já possível perceber que a plataforma vai integrar o eAgenda, um serviço lançado em 2010 e que de acordo com os últimos dados oficiais conta com cerca de 200 mil utentes inscritos.



O eAgenda permite a marcação de consultas no centro de saúde da área de residência ou a requisição de receitas, uma facilidade dirigida aos doentes crónicos.



Numa nota publicada também esta semana no site dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde anuncia-se o relançamento do serviço para breve e admite-se que este nunca alcançou os resultados esperados.



"O eAgenda vai ser alvo de melhoramentos devido ao facto de algumas unidades de saúde de cuidados primários não estarem ainda a disponibilizar a totalidade dos serviços", pode ler-se no site.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.