Com o objectivo de identificar de forma mais rápida possiveis ameaças à saúde pública a Comissão Europeia desenvolvieu um novo sistema que permite recolher informação de mais de mil sites de notícias e 120 sítios de saúde pública para apurar eventuais epidemias ou pandemias. O MediSys deverá garantir às autoridades o conhecimento em tempo real de disseminação de doenças e incidentes industriais que permitirão desenvolver um plano de acção mais rápido.

Na mira deste sistema está também a prevenção contra um eventual ataque de bio terrorismo, que seria assim identificado de forma mais rápida neste sistema de informação.

Os sistemas de prevenção tradicionais avaliam alguns indicadores, como a taxa de mortes, a procura de serviços de saúde pública e avaliam padrões anormais que possam revelar riscos provenientes do ambiente e da alimentação mas algumas ameaças à saúde humana e animal podem passar despercebidas nestes sistemas, sendo reveladas apenas em notícias de jornais locais, que agora serão também monitorizados.

O MediSys vai usar algumas palavras chave para monitorizar mais de mil sites , filtrando a informação e emitindo alertas por email ou SMS aos responsáveis que estarão de prevenção. Um dos exemplos citados da eficácia do MediSys reporta-se ao recente surto de febre aftosa, tendo sido detectado um crescimento súbito de notícias e emitido um alerta imediato aos responsáveis pelos sistema de saúde em toda a europa.

As estatísticas de alertas emitidos, artigos em várias línguas e informação variada podem também ser acedidos pelos cidadãos através do site do MediSys.

Notícias Relacionadas:

2007-05-15 - CE inaugura projectos de I&D em parceria público/privado com ARTEMIS
2006-11-21 - Internet utilizada como fonte primária de informação científica entre norte-americanos