A Recording Industry Association of America (RIAA) anunciou ter dado início a mais 493 processos judiciais contra utilizadores de redes peer-to-peer acusados da disponibilização para troca e cópia, através da Internet, de ficheiros de música protegidos por direitos de autor.
Os novos casos anunciados elevam para perto de 3.000 o número de swappers que têm vindo a ser acusados desde Setembro último, altura em que a organização que representa a indústria discográfica norte-americana começou a empreender a sua perseguição judicial.
O nome dos indivíduos contemplados na última ronda de processos ainda não é conhecida, o que só poderá acontecer mediante uma ordem do tribunal que obrigue os ISPs a divulgar a informação. A RIAA conhece contudo a identidade de 24 dos indivíduos, também processados ontem, e com quem não conseguiu chegar a acordo fora do tribunal, notícia a imprensa internacional.
Desde o início da sua perseguição judicial, a associação discográfica norte-americana chegou a acordo em cerca de 400 casos, por valores que variam entre os 3.000 e os 10 mil dólares.
Em Abril deste ano, a organização pôs fim ao seu programa de amnistia Clean Slate, alegando que o mesmo tinha sido mal interpretado. O programa foi originalmente promovida como uma solução para quem não quisesse comparecer em tribunal por violação de direito de autor, tendo reunido cerca de 1.100 aderentes.
Mediante o Clean Slate os arrependidos tinham de se comprometer a não fazer mais nenhum download ou upload de música protegida por direitos de autor e eliminar do seu computador todos os ficheiros copiados ilegalmente, evitando assim que a associação prosseguisse as investigações e formalizasse queixas contra as suas actividades ilícitas.
Notícias Relacionadas:
2004-04-29 - Indústria discográfica inicia 477 novos processos contra alegados infractores
2004-03-24 - RIAA anuncia 532 novos processos por troca de ficheiros de música ilegal
2004-04-20 - RIAA abandona programa Clean Slate que prometia amnistiar utilizadores arrependidos
2004-03-31 - Perseguição a swappers começa na Europa e no Canadá
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários