O .SAPO e o .MEO estão entre os 200 novos domínios de topo de marcas(brand gTLD) cujas candidaturas foram pré-aprovadas pelo ICANN, mas antes de poderem ser utilizados há uma série de passos burocráticos e atividades a realizar que “podem durar duas semanas ou meses”, confirmou hoje ao TeK Celso Martinho, diretor técnico e fundador do SAPO.

É por isso que o responsável do SAPO, que hoje apresentou uma nova imagem de marca e a renovação de vários projetos, não consegue apontar uma data para a utilização dos domínios de topo, que podem transformar a forma como navegamos dentro do portal SAPO e dos websites ligados ao MEO.

De qualquer forma, ambos devem avançar "praticamente em simultâneo", admite Celso Martinho.

A forma como os novos domínios vão ser aplicados não está também ainda definida. “Honestamente ainda não sei o que vou fazer”, afirmou Celso Martinho, admitindo que estes novos domínios de topo vão trazer grandes mudanças na Web nos próximos anos e que há definições que ainda são relevantes para se perceber qual o impacto que vão ter.

Entre as mudanças há a habituação dos utilizadores a escrever endereços web que não terminam nos tradicionais endereços dos países (.pt ou .uk) ou nos endereços genéricos (.com ou .int). Mas estas não são as únicas. “Os browsers vão ter de alterar a forma como os endereços e os domínios vão ser lidos”, explica Celso Martinho.

Nestas alterações os gigantes da Internet vão ter um papel determinante. “Os gigantes vão determinar as mudanças comportamentais dos utilizadores e é prematuro nós estarmos a tomar já posições sobre a forma como vamos usar os domínios que conseguimos”, justifica o diretor técnico do SAPO.

Ainda assim, a aprovação das candidaturas e a sua operacionalização é vista como um passo muito relevante. “Assumimos uma importância muito grande na infraestrutura da Internet e estes gTLD podem simplificar a nossa estratégia de presença em várias geografias, permitindo um endereço único que interpreta a origem dos utilizadores e adapta os conteúdos dessa forma”, detalha. “Mas é prematuro dizer se vamos ter endereços PT.SAPO ou outros formatos”, conclui o diretor técnico.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.