O mais recente estudo ACEP/ Netsonda mostra um crescimento de 5,5 por cento no número de portugueses que fez compras através da Internet face aos mesmos dados recolhidos no ano anterior, com 83,5% dos inquiridos a afirmar já ter adquirido bens ou serviços online.



No "Estudo sobre o Comércio Electrónico em Portugal", realizado no passado mês de Abril, junto de utilizadores de Internet registados na Netsonda, 70 por cento dos inquiridos disse realizar as suas compras electrónicas com intervalos de frequência inferiores a um mês. A maioria dos internautas revelou preferir comprar em sites nacionais.



O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado (35,2%), seguindo-se o pagamento à cobrança (18,7%) e os sistemas de pagamento online (18,4%). Apesar destes resultados, 38,6 por cento dos inquiridos continua a mostrar receios em utilizar o cartão de crédito nas transacções Internet.



Os gastos mensais em compras online rondam os 50 euros em 73 por cento dos casos. Os bilhetes para espectáculos, desportos e outros (44,5%), os CD (34,9%) e a área da electrónica e dos telemóveis (34,6%) figuram entre os produtos mais visados.



O facto de não ser necessário sair de casa/ir às lojas (67,7%), a possibilidade de poder comprar a qualquer momento (61,1%) e a facilidade em comparar preços (60,5%) são apontadas como as maiores vantagens do comércio electrónico.



O homebanking surge como o serviço mais procurado pelos portugueses a nível das compras online, com 70% dos inquiridos a recorrer ao mesmo.



Os resultados do estudo revelam ainda uma "clara tendência" demonstrada pelos inquiridos que ainda não realizaram compras electrónicas para o virem a fazer (cerca de 60%).




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