
Durante seis anos um grupo de investigadores decidiu comprovar as verdadeiras capacidades de proteção dos utilizadores do browser Tor. O resultado? Quem o usa está longe de estar realmente protegido ao nível da privacidade.
Nos testes que a equipa de investigadores fez em laboratório foi possível identificar todos os utilizadores que estavam a usar a rede Tor. Quando a pesquisa envolveu utilizadores “aleatórios”, os resultados baixaram um pouco, mas continuaram a apresentar uma alta taxa de sucesso: mais de 80% das pessoas foram identificadas.
O problema não está na rede TOR em si, é preciso salientar, mas antes nos routers Wi-Fi que usam tecnologias similares à NetFlow da Cisco – isto é, um sistema que faz a gestão de entrada e saída de IPs de uma máquina. Apesar de o sistema e os routers da tecnológica norte-americana serem referenciados vários vezes no estudo liderado por Sambuddho Chakravarty, os investigadores relembram que empresas como a Juniper, a Huawei e a Alcatel-Lucent têm ferramentas similares nos seus routers.
Em teoria isto significa que bastaria a um pirata informático saber adaptar a forma de ataque – enviar ficheiros HTML para o router com o objetivo de conseguir uma correspondência entre os dados que estão a ser enviados e recebidos pelo utilizador.
O estudo conclui que determinados Governos, se assim o quiserem, têm meios e capacidade para explorar falhas do género.
Um especialista de segurança ouvido pelo International Business Times disse a propósito dos resultados da investigação que esta é uma boa altura para relembrar os utilizadores de que não há nada 100% seguro. Jayson Street, da Pwnie Express, explicou que os utilizadores precisam de tomar precauções extra mesmo quando estão a usar o Tor.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários