Ainda se lembra do Farmville? 11 anos depois de ter feito a sua estreia e de ter convencido os utilizadores do Facebook a cuidar das suas quintas virtuais, a Zynga, a produtora do popular jogo, anunciou o fim de uma era.

Em comunicado na página oficial de apoio aos jogadores, a empresa indica que o jogo vai deixar de funcionar a partir de 31 de dezembro deste ano. A empresa indica ainda que os agricultores virtuais poderão continuar a fazer compras no jogo até o dia 17 de novembro, altura em que o sistema de pagamentos será desativado.

A notícia não é totalmente inesperada, uma vez que o Facebook já tinha revelado em julho que deixaria de disponibilizar suporte a jogos Flash até ao final de 2020.

Adobe bloqueia a execução do Flash a partir do final do ano
Adobe bloqueia a execução do Flash a partir do final do ano
Ver artigo

Recorde-se que a própria Adobe já tinha dado a conhecer em junho o fim do suporte ao Flash, dado às fragilidades de segurança que poderiam colocar em risco os utilizadores. Até ao final do ano, a empresa também está a incentivar ativamente o abandono do software.

“Temos noção que muitos dos nossos utilizadores estão cá desde o início, ajudando a construir uma incrível comunidade global de jogadores ao longo dos anos”, afirma a Zynga. Ao todo, estima-se que no auge da sua popularidade, o jogo terá conseguido uma base diária de 32 milhões de utilizadores ativos.

No entanto, a popularidade também veio acompanhada de alguma controvérsia. Por exemplo, em 2011, a Zyga foi processada por alegadamente ter violado patentes de outras empresas na criação do Farmville e de Mafia Wars, outra das suas populares criações.

É verdade que o jogo para o Facebook será encerrado permanentemente, mas os jogadores poderão continuar a dedicar-se aos afazeres das suas quintas virtuais nas múltiplas versões mobile, como Farmville 2: Aventuras no Campo, cuja versão original chegou às lojas digitais em 2012, ou Farmville 2: Paraíso Tropical. A Zynga revela também que está a preparar o lançamento mundial do Farmville 3.