A pandemia de COVID-19 veio alterar os planos de férias de Verão, levando muitas pessoas a optar por ficar em casa ou a aproveitar a oferta de atividades de lazer locais. No entanto, o mundo do cibercrime não tira "férias" e o mais recente relatório da Kaspersky revela que o número de ataques DDoS registados no segundo trimestre do ano triplicou em relação ao mesmo período em 2019.

Ao todo, o Kaspersky DDoS Protection registou um aumento de 217% no número de ataques detetados e bloqueados face ao mesmo período no ano passado. A empresa de cibersegurança avança em comunicado que os valores identificados entre abril e junho mantém a tendência já registada no primeiro trimestre de 2020.

Número de ataques DDoS detetados entre 2018 e 2020
créditos: Kaspersky

Os mais recentes resultados contradizem as tendências anuais identificadas pelos especialistas. De modo geral, a quantidade de ataques DDoS varia consoante o período do ano e tende a diminuir durante a Primavera e o Verão, uma vez que não são alturas de “pico” para a atividade das empresas. O número de incidentes detetados no segundo trimestre de 2019 caiu 39% em relação ao primeiro trimestre desse ano. Em 2018, a diferença entre os dois trimestres rondou os 34%.

Ataques de DDoS aumentam em plena pandemia. Sites educativos e administrativos são os que mais "sofrem"
Ataques de DDoS aumentam em plena pandemia. Sites educativos e administrativos são os que mais "sofrem"
Ver artigo

O ano de 2020 está a ser diferente e o número médio de ataques registados diariamente no segundo trimestre cresceu 30% face primeiro. o número máximo de ataques detetados num só dia foi de 300, enquanto o recorde de ataques no primeiro trimestre se manteve nos 242.

De acordo com Alexey Kiselev, Business Development Manager da equipa Kaspersky DDoS Protection, tem-se “assistido a uma atividade sem precedentes no mercado do DDoS durante este período”. O responsável sublinha ainda que “não existem motivos para prever um decréscimo deste tipo de ciberataques nos próximos tempos”.

Para ajudar as empresas a manterem-se seguras durante o período de férias, a Kaspersky recomenda manter as operações de recursos web, designando especialistas em segurança de informação que estejam preparados para responder a ataques DDoS a qualquer momento.

Entre as recomendações está ainda a validação de acordos com terceiros, incluindo aqueles feitos com fornecedores de serviços de Internet, para ajudar as equipas a aceder rapidamente às informações de contacto numa situação de ataque, assim como a implementação de soluções profissionais de segurança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.