Como é habitual, a Google já divulgou a lista das palavras mais populares nas pesquisas no seu motor de busca, em Portugal e a nível internacional. Este é um bom barómetro para perceber as tendências em várias áreas, das séries ao desporto, e mesmo as dúvidas mais frequentes, que ficam bem explícitas quando a pesquisa é "como" ou "o que".

O tempo para amanhã, Euro 2020, Sporting CP e Censos 2021 estão no top Geral, acompanhadas pela Liga Nos, Marília Mendonça, Certificado digital, S. L. Benfica, Maria João Abreu e FC Porto.

A presença de temas do Futebol é habitual neste top, mas há um mais específico para este desporto, onde se destacam Eriksen, Lazaro, João Mario e Renato Sanches. Já nos nomes nacionais é Rogério Samora que aparece em primeiro lugar, seguido de Noah, Tony Carreira e Luis Filipe Vieira.

Nos internacionais o interesse dos portugueses passa mais uma vez por Christian Eriksen, o jogador dinamarquês que teve uma paragem cardíaca durante o Euro 2020 e que protagonizou o momento mais emocionante da competição. Mas a emoção e a polémica também devem ter puxado pelas pesquisas de Alec Baldwin e Valentino Lazaro ou Simone Biles.

E consegue adivinhar quais foram as séries mais pesquisadas? Clique nas imagens para ver o top 10

Este ano há um top dedicado à COVID, que não aparece na lista geral de forma direta. O Certificado digital, vacinação Covid, Covid 19 Portugal e agendamento Vacina Covid, assim como Confinamento, Casos Covid hoje e sintomas Covid mostram para onde se dirigiram as preocupações dos portugueses.

E em que áreas os internautas procuraram ajuda do Google? Como obter o Certificado Digital COVID está em primeiro lugar, seguindo-se o Como saber onde votar, enquanto na terceira posição está Como ganhar dinheiro no TikTok. Para além dos temas de eleições e Covid há destaque também para o IVAucher e AutoVoucher e para o "como fazer jejum intermitente" ou "como tratar frieiras. No top 1o há ainda uma pergunta de culinária, de quem procurou saber "como cozer camarão".

Já no tópico "o que" há também curiosidades, que provavelmente o vão obrigar a fazer também uma pesquisa, como "o que é ostomia" ou "o que é ecmo". Outras mais banais mostram interesses diversos por agricultura e culinária, ou viagens. Aqui temos "o que visitar em Sintra" ou "o que plantar em fevereiro" e "o que é creme de leite". Mas também há apoios ao estudo, como "o que sai no exame de português 2021".

Top internacional liderado por "Australia vs India" e "India vs England"

A lista das palavras mais populares a nível global mostra mais uma vez a importância do desporto. Só duas pesquisas em 10 palavras são de fora deste mundo. Mas mostra também o peso de alguns países em termos de número de utilizadores.

"Australia vs India" e "India vs England", dois jogos de críquete no primeiro e segundo lugar da lista  não permitem muitas dúvidas. Mas há também a NBA, IPL e o Euro 2020 para juntar ao alinhamento.

Nos atletas é Christian Eriksen que está em primeiro lugar, tal como em Portugal, e nos atores a primazia é de Alec Baldwin.

Curiosamente há algumas perguntas mais românticas no "How to" e os utilizadores internacionais querem saber "como encontrar o verdadeiro amor". E vale a pena ler a resposta da Google...

No How to da tecnologia há perguntas mais prosaicas e simples, como por exemplo "como abrir um ficheiro pdf", ou manhosas, porque "como hackear uma password WiFi" está na sétima posição.