A Internet não é uma novidade para Obama, que desde a campanha eleitoral aposta no meio para fazer passar a mensagem e ouvir os americanos, mas o agora presidente dos Estados Unidos acaba de reforçar ainda mais essa aposta. Desta vez com intuito de abrir virtualmente as portas da Casa Branca.

O presidente estreia o fórum Open for Questions. Para pôr em marcha a iniciativa já está aberto espaço para a recepção de questões. Entre as recebidas serão escolhidas as mais populares. Aos eleitores registados no site da Casa Branca cabem as votações para eleger as mais populares. Obama responde hoje às 11.30, hora local.

Obama traçou um plano ambicioso para a economia americana e para o implementar terá de conseguir manter a seu lado a maioria do Senado e os americanos de um modo geral, ou não fosse um plano de sacrifícios para algumas áreas. O constante esforço de aproximação às massas procura garantir esse apoio e continua a ter eco dos eleitores. Só isso justifica que cerca de 24 horas após a abertura do espaço para recepção de questões já tivessem dado entrada no site 28,500 questões de mais de 26,750 pessoas. As questões propostas já receberam mais de um milhão de votos.

A Casa Branca e o próprio Obama numa mensagem no site classificam a iniciativa como uma experiência de comunidade que pretende testar a adesão do público e aproximá-lo da estrutura de governação.

"Esta é uma experiência mas é também uma excelente oportunidade para mim, pois posso olhar para um computador e ter uma imagem daquilo que os americanos espalhados pelo país se preocupam", diz Obama.

"Uma das minhas prioridades enquanto presidente é abrir a Casa Branca ao povo americano para que os cidadãos consigam entender o que estamos a fazer por aqui e terem a oportunidade de participar eles próprios", continua o presidente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.