Foi antes do tempo, mas o Facebook acabou por revelar o seu próximo headset de realidade virtual. A empresa carregou vários vídeos no Facebook Blueprint (entretanto eliminados), a sua plataforma digital de aprendizagem online, e as imagens mostram-nos como será o Oculus Quest 2.

Em suma, estamos a falar de um aparelho mais pequeno e leve do que o antecessor, com um revestimento têxtil que lhe confere um toque suave. A empresa norte-americana, como não podia deixar de ser, escreve que este será o seu "mais avançado headset integrado de VR" até à data

Tecnicamente falando, este Oculus Quest 2 contará com um processador Snapdragon XR2, 6GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. O headset terá duas telas 2K, o que lhe dará 50% mais píxeis do que o modelo anterior. Ainda não há informações que nos permitam avançar qual será a taxa de atualização deste equipamento, mas os rumores apontam para os 90Hz, o que seria um salto em relação aos 72Hz da primeira geração.

Os controladores também foram remodelados, com um novo desenho ergonómico capaz de providenciar uma experiência mais confortável do que nunca. No entanto, em alguns casos, será mesmo possível dispensar os controladores, uma vez que este novo headset conta com um sistema de tracking que é capaz de detetar a posição das mãos do utilizador.

Uma última funcionalidade que importa sublinhar é o suporte para áudio 3D, o que proporcionará experiências mais envolventes e realistas de som, uma vez que este pode ser mapeado e emanar de pontos específicos num dado ambiente.

Tal como a versão anterior, este Oculus Quest 2 será compatível com Oculus Rift PC, o que lhe permitirá experienciar jogos mais complexos em realidade aumentada.

O preço ainda não foi revelado, mas o Facebook deverá anunciá-lo em breve, na altura da revelação oficial do produto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.