A Opensoft está a desenvolver um projeto que descreve como uma espécie de Facebook para empresas e que localiza automaticamente pessoas por áreas de interesse, escreve a agência Lusa.

O projeto já está a ser testado há seis meses na tecnológica portuguesa, mas vai agora rumar a Silicon Valley, depois de ter sido aceite no programa GSI Accelerator para uma experiência de desenvolvimento até ao final do ano. A Opensoft já levou para a incubadora três pessoas, um coordenador do projeto e dois colaboradores.

O GSI Accelerator tem sido usada por algumas empresas portuguesas para testar conceitos nos Estados Unidos na sequência da iniciativa da consultora Leadership que desenvolveu um programa de formação en "aceleração" das empresas inovadoras.

O projeto da Opensoft recebeu o nome de "Spreadd" e apesar de ser comparado ao Facebook tem objectivos muito diferentes. "É uma base de dados que é alimentada com o que as pessoas fazem normalmente e as áreas em que costumam trabalhar e depois avisa automaticamente aqueles que também têm interesses idênticos", disse em entrevista à agência Lusa o presidente executivo da Opensoft, José Vilarinho.

Os utilizadores têm a possibilidade de fazer comentários, gostar ou partilhar ficheiros. "O objectivo é juntar a informação de uma empresa e criar uma oportunidade de colaboração, partilha e interação para permitir que empresas de alguma dimensão não percam produtividade por estarem dispersas" detalhou o coordenador do projeto Pedro Alves à Lusa.

Os responsáveis do projeto não estabeleceram comparações com outras plataformas de networking mais dirigidas às empresas e profissionais, como o LinkedIn, que também se assume como a melhor forma de ligar pessoas na mesma área e com interesses semelhantes.

Recorde-se que a Opensoft celebrou este ano o décimo aniversário e se transformou numa Sociedade Anónima no âmbito de uma estratégia de crescimento e de expansão internacional. A empresa deu este ano também início a um processo de internacionalização, tendo como alvo os PALOPs.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico