A TMN já o tinha revelado e é agora a vez da Optimus fazer o mesmo. A operadora do grupo Sonaecom adianta que vai ter tarifários específicos para o iPad da Apple. O equipamento ainda não chegou oficialmente a Portugal, embora já circulem vários no país. Também ainda não há uma data oficial de lançamento do tablet para o mercado local.



"Os utilizadores do iPad vão poder aceder às suas aplicações e conteúdos multimédia de uma forma muito mais intuitiva e divertida. Graças ao poderoso interface multi-touch, os utilizadores podem pesquisar conteúdos na Internet, aceder ao e-mail, partilhar fotografias, ver vídeos em alta definição, ouvir música, jogar, ler e-books e muito mais", descreve uma nota de imprensa.



As características diferenciadoras do iPad, face a outros dispositivos do mercado e a necessidade constante de uma ligação à Internet, para tirar partido de todas as funcionalidades do equipamento, também foram os argumentos apontados pela TMN quando deu nota de estar a preparar para breve o lançamento de um tarifário específico para o dispositivo.



Tal como fez a TMN, também a Optimus opta por não fornecer quaisquer outros detalhes sobre o assunto por agora.




Contactada pelo TeK a propósito do assunto, a Vodafone explica que dirige ao iPad o tarifário que tem disponível para o Galaxy Tab - que já comercializa e que lançou em primeira mão no mercado português. Este mesmo tarifário será aplicado a futuros tablets que integre na rede. A operadora sublinha que também já tem há vários meses na oferta o microSIM usado neste tipo de dispositivos, como ontem realçava também a TMN.



"Em Junho deste ano, a Vodafone disponibilizou aos seus clientes o novo microSIM, o único formato compatível com o iPad e um conjunto de tarifários que podem ser utilizados com este equipamento", explica uma porta-voz da empresa. "Mais recentemente, no dia 19 de Outubro, com a introdução do primeiro tablet à venda em Portugal […] e dadas as características específicas deste equipamento […] a Vodafone lançou no mercado os tarifários Best Net Tab vocacionados para a utilização de tablets", acrescenta.



A operadora sublinha ainda o facto de ser para já o único operador em Portugal a disponibilizar planos de dados que possibilitam voz e que são por isso indicados, quer para o iPad, quer para os tablets com sistema operativo Android.



Reconhecendo que noutros mercados a Apple tem optado por um modelo de distribuição do iPad suportado em canais próprios, a Vodafone sublinha que se a Apple vier a alterar esta lógica, a "Vodafone está naturalmente interessada em comercializar o iPad". Tal como já reconheceram os concorrentes da operadora, este é um tablet que se insere num novo segmento de utilização.




A Optimus e a Vodafone são parceiras da Apple na comercialização do iPhone em Portugal desde a segunda geração do equipamento. A TMN foi a última chegar a acordo com a empresa da maçã, a tempo de integrar na sua oferta o iPhone 4, que as três empresas comercializam neste momento em Portugal.



Nota de redacção: Acrescentadas declarações da Vodafone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.