Mesmo sem querer envolver-se em polémicas, defendendo uma posição de isenção, o Web Summit tem feito escolhas para o alinhamento da conferência que acabam por ser mais polémicas, e este ano a retirada do convite ao oradores do site Grayzone, considerado pró-Rússia. Paddy Cosgrave admitiu em conferência de imprensa que o Web Summit quer manter a liberdade de expressão, e que as pessoas devem poder discordar, até de forma intensa, e que as decisões deste ano devem ser alvo de reflexão.
"Todos os anos, e talvez tenha começado com o Edward Snowden, há pessoas no Web Summit que são consideradas ofensivas, veículos de desinformação, como alguns países os viam", explica o cofundador da cimeira tecnológica que decorrem em Lisboa até 4 de novembro e que junta mais de 71 mil participantes.
"Gostava que o Web Summit pudesse manter-se, o máximo possível, como uma espécie de Suíça durante dois a três dias", afirma.
Este ano as pressões foram para cancelar o orador principal na sessão de encerramento, Noam Chomsky, que tem uma opinião muito particular sobre a Inteligência Artificial. "Foi-nos pedido, por figuras muito significativas, para cancelarmos o Noam Chomsky", afirmou Paddy Cosgrave durante a conferência, dizendo que a resposta foi obviamente não e lembrando que no passado já tinha sido sugerido que alguns CEOs podiam ser postos de lado.
"Há um equilíbrio que temos de fazer. Tentamos ter todas as pessoas na tenda, em última análise", explica, defendendo que o tema da liberdade de expressão devia ter mais espaço de discussão em palco e que é muito importante, mas que haverá tempo para refletir depois de terminada a edição de 2022.
Recorde-se que, à semelhança de outros grandes eventos, este ano não foi permitida a participação de empresas e participantes de origem russa devido á invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022. Várias figuras da Ucrânia, incluindo a primeira dama Olena Zelenska, estão entre os principais oradores da conferência, onde hoje também é destacado o papel da tecnologia na proteção do país.
O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, acompanhando também a transmissão em direto no palco principal.
Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários