Desde o início do ano o Portal da Queixa registou mais de 200 reclamações dos portugueses dirigidas ao Ministério da Educação, sobretudo focadas nas plataformas MEGA (Manuais Escolares) e o Portal das Matrículas. Em causa estão dificuldades com o uso dos vouchers, seja o acesso, atribuição ou validação, assim como a falta de vagas nas escolhas que assinalaram como eleitas.

No relatório do Portal da Queixa, as queixas relativas a estes pontos continuam a verificar-se anualmente. Nos seus dados, entre o dia 1 de janeiro até 16 de agosto, o Ministério da Educação foi alvo de 208 queixas: 63 relacionadas com o Portal das Matrículas e 42 referentes a dificuldades na plataforma MEGA. Esta plataforma teve um aumento de 20% de queixas entre julho e agosto, os meses com maior atividade, face ao mesmo período homólogo do ano passado.

No portal MEGA, 41% dos encarregados de educação destacam problemas na atribuição/validação dos respetivos vouchers; 37% salientam problemas de acesso à própria plataforma ou a respetiva validação dos dados para obtenção dos vouchers. Por fim, 17% dos queixosos focaram-se na dificuldade em aceder ao suporte de utilizador, apoio ou assistência técnica. Houve casos em que foram feitos registos na plataforma, mas sem receberem o recibo de validação dos vouchers.

O principal motivo de reclamações do Portal das Matrículas, que registou 38% do total, centra-se na falta de vagas dos seus filhos nas escolas eleitas. Exemplos dados de encarregados de educação que não conseguiram uma vaga para o seu filho nas duas escolas em que foi inscrito. Em outro caso faltou mesmo vaga em três escolas assinaladas na inscrição.

Nas suas estatísticas, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de 58,3%, embora apenas 47,3% de resoluções, ou seja, praticamente metade dos queixosos ficam sem resposta ou soluções. O seu Índice de Satisfação é de 48.6 numa escala de 100, disse o Portal da Queixa.