Com a inteligência artificial a marcar cada vez mais o passo no mundo da tecnologia e mais além, “hallucinate” é a palavra escolhida pelo Cambridge Dictionary para representar o ano de 2023, ganhando também um novo significado à luz da evolução tecnológica.

A equipa responsável pelo dicionário online explica que o potencial da inteligência artificial generativa continua a gerar múltiplas discussões, com o interesse na tecnologia a ser impulsionado pelo lançamento de ferramentas como ChatGPT e DALL-E da OpenAI, Bard da Google, ou Copilot da Microsoft, que recorrem a modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês).

À medida que a tecnologia evoluiu, a forma como falamos também se adapta e, ao longo deste ano, várias palavras relacionadas com IA foram adicionadas ao Cambridge Dictionary. Outras palavras, como “alucinar” ganharam significados adicionais. Neste caso, a definição atualizada refere-se ao que sucede quando um sistema de IA produz informação que não é verdadeira.

Por vezes, as alucinações geradas pelos sistemas não têm qualquer sentido. No entanto, existem outras que até aparentam ser plausíveis. O impacto deste fenómeno na vida real é preocupante e, como lembra Wendalyn Nichols, gestoria editorial do Cambridge Dictionary, “lembra-nos que os humanos ainda precisam de pôr em prática as suas capacidades de pensamento crítico para usar estas ferramentas”.

A equipa do Cambridge Dictionary escolheu esta palavra porque acredita que o novo significado representa um dos grandes motivos por trás das conversas que temos sobre IA. “A IA generativa é uma ferramenta poderosa, mas ainda estamos a aprender como interagir com a tecnologia de forma segura e eficaz, isto significa estar consciente dos seus potenciais pontos fortes e atuais fraquezas”, realça.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.