A Alemanha pode vir a ser o segundo país, depois da Suécia, onde o Partido Pirata consegue eleger representantes. A força política, que defende abertamente a partilha de conteúdos na Internet, está a subir de forma contínua nas sondagens para as eleições da Câmara de Berlim.

Os "piratas" somam atualmente 4,5% das intenções de voto, ligeiramente abaixo dos 5% necessários para eleger representantes para o parlamento da cidade, escreve hoje o Económico.

O jornal refere ainda que, com este resultado, o Partido Pirata ficará à frente dos Liberais Democratas, parceiros de coligação de Merkel, que nas sondagens aparecem com apenas 3% das intenções de voto para o próximo dia 18 de Setembro. O vencedor, aponta a pesquisa, será o Partido Social Democrata (SPD) do atual presidente da Câmara, Klaus Wowereit, com 30% dos votos.

A confirmarem-se os valores da sondagem, a Alemanha será o segundo país do mundo onde os "piratas" conseguem eleger representantes, depois de em 2009 terem reunido 7,1% dos votos suecos na votação para o Parlamento Europeu, elegendo um deputado.

O Partido Pirata foi fundado em 2006, mas ganhou destaque sobretudo depois do julgamento dos responsáveis do Pirate Bay.

A força política defende a livre partilha de conteúdos na Internet e o fim das atuais restrições à livre circulação de conteúdos digitais, impostas pelas leis da propriedade intelectual, pelo menos com a formulação em vigor.

O movimento tem ganho peso por toda a Europa, estando "legalizado" como partido em países como Espanha, Aústria, Polónia e Reino Unido.Em Portugal existe o Movimento para a criação do Partido Pirata Português.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.