O Twitter está a experimentar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores saberem se as contas que seguem ouvem Spaces e quais estão a ouvir em determinado momento. Os Spaces são salas de áudio, que podem ser usadas para fazer palestras, para conversas ou debates entre vários interlocutores. A funcionalidade é vista como uma resposta do Twitter à popular Clubhouse. 

A rede social assume agora que a nova funcionalidade em testes é uma forma de ajudar os utilizadores a descobrirem mais Spaces. Para já a indicação só está disponível para alguns utilizadores da plataforma tanto em Android como iOS e surge no topo do ecrã. 

A cada conta fica reservado o direito de deixar ou não outros utilizadores verem informação sobre as suas atividades nestas salas de áudio. A decisão deve ser assinada nas definições, onde cada utilizador pode escolher se estas atividades são públicas ou devem manter-se privadas. 

O Twitter revelou em dezembro do ano passado que estava a testar o Spaces. Começou com um grupo pequeno de utilizadores e com a intenção de permitir um nível de interação que a palavra escrita nem sempre permite, como admitia a empresa na altura.  

“A voz humana pode trazer uma camada de conectividade ao Twitter através da emoção, nuances e empatia que muitas vezes se perdem na escrita”, escrevia à data a empresa  num dos primeiros tweets publicados na conta Spaces. “Às vezes 280 [carateres] não são suficientes, e a voz dá às pessoas outra forma de se juntarem à conversa”. 

Em maio deste ano, a funcionalidade ficou disponível para utilizadores com mais de 600 seguidores, ou seja, já com uma audiência formada, e desde então tem acumulado algumas novidades, como a disponibilização de uma versão para browser

Estes Espaços são públicos, qualquer utilizador pode entrar numa sala de áudio criada por outra pessoa, independentemente de um seguir a conta de outro. Quem cria a sala controla a palavra e pode ou não deixar outros intervenientes falar. Cada sala pode ter até 13 participantes e as sessões podem acontecer na hora em que a sala é criada, ou agendadas para mais tarde.   

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.