Várias empresas portuguesas estão a ser alvo de ataques informáticos por parte de um grupo desconhecido e possivelmente internacional. Os hackers entram nas máquina dos utilizadores através de um email malicioso e podem bloquear toda o sistema da companhia, exigindo um pedido de resgate em bitcoins para o seu desbloqueio.

Segundo relatam fontes da Polícia Judiciária ao Diário Económico, "cerca de uma dúzia de empresas portuguesas" já caíram neste tipo de esquema, que se tem espalhado um pouco por todo o mundo desde a semana passada. Quando um funcionário abre o email, a máquina fica rapidamente infetada e o vírus pode alastrar-se para o resto da rede através dos servidores, codificando todo o sistema.

A mensagem apresentada pede um pagamento em moeda digital (bitcoins), e traz também alguns links onde as empresas podem comprar este tipo de moeda. Ao longo do processo, os piratas informáticos desbloqueiam partes do sistema para provarem às empresas atacadas que têm efetivamente o controlo da situação.

Um dos pedidos mais recentes, registado esta terça-feira, pedia um pagamento de cerca de mil euros em bitcoins. De acordo com dados da PJ, os principais alvos são pequenas e médias empresas e os sistemas de Administração Pública, sendo que houve já "três ou quatro" empresas que chegaram a entrar em contacto com os responsáveis para pagar. Inicialmente, este tipo de ataque atingia sobretudo computadores particulares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.