O ataque informático aconteceu como um protesto pela inclusão, de origem, do software de publicidade Superfish nos computadores da Lenovo. Houve um defacing à página da tecnológica chinesa, mas as informações mais recentes dão conta de novos desenvolvimentos.

O grupo Lizard Squad, que reivindica o ataque, conseguiu sequestrar o endereço DNS do site principal da Lenovo e pelo meio terá também conseguido aceder ao serviço de email da tecnológica. E algumas informações foram roubadas durante o processo.

Os piratas informáticos já revelaram, por exemplo, que o adware Superfish já tinha provocado estragos no computador de um utilizador, uma informação que nesta altura não traz "boa imprensa" para a gigante chinesa.

Mas o caso está longe de ficar por aqui. Ao que tudo indica o Lizard Squad terá conseguido mais informações e promete fazer uma compilação para colocar tudo na Internet mais tarde.

Se o caso ganhar contornos semelhantes ao da Sony, o caso pode ficar grave para a Lenovo pois por vezes os executivos das empresas acabam por fazer uma gestão das situações de forma muito diferente da habitual abordagem empresarial.

Na Sony, por exemplo, uma das executivas de topo da empresa chegou mesmo a ser despedida por via da situação difícil que a empresa viveu, mas também pelo grande número de dados sensíveis que vieram a público.

A Lenovo já emitiu um comunicado, citado pelo Ars Technica, onde confirma o ataque realizado à página, mas não admite para já o roubo de informações que é reclamado pelos cibercriminosos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico