A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) deteve um homem de 31 anos suspeito da prática de crimes de abusos sexuais de crianças e pornografia de menores, envolvendo vítimas com menores de 14 anos de idade. O suspeito, solteiro, atuava a interagia com menores pré-adolescentes através de jogos online.

O suspeito utilizava os canais de comunicação dos jogos online para interagir com os menores, “estabelecendo uma relação de confiança e domínio pela experiência e posição naquele contexto, aproveitando-se da inexperiência dos menores para lhes solicitar a auto produção e envio de conteúdos”, é referido no comunicado.

A investigação refere que para além da solicitação e determinação dos menores à auto produção e envio de conteúdos íntimos, o suspeito dava instruções aos menores para eliminar os vestígios de comunicações, assim como a transferência e alojamento desses mesmos conteúdos para uma plataforma encriptada.

A PJ apreendeu material informático utilizado nos crimes, que ainda vai ser analisado, de forma a apurar a extensão da atividade e conexões criminosas ligadas aos jovens. A detenção ocorreu na região da Grande Lisboa, num inquérito dirigido pelo DIAP de Cascais. A Polícia Judiciária refere ainda que o suspeito detido já tem antecedentes criminais, e vai ser presente a um primeiro interrogatório judicial para determinar as medidas de coação.