Os rumores já circulavam e, esta semana, a Meta confirmou que vai passar a disponibilizar aos utilizadores do Facebook e Instagram na Europa novas opções pagas para uma experiência sem anúncios em ambas as redes sociais a partir de novembro.
De acordo com a empresa liderada por Mark Zuckerberg, as novas opções estarão disponíveis para utilizadores na União Europeia, assim como nos países que compõem o Espaço Económico Europeu e na Suíça.
No caso das versões web do Facebook e Instagram, o plano pago terá um preço de 9,99 euros por mês. Já na versão para Android e iOS das redes sociais, o preço sobe para 12,99 euros por mês.
A Meta detalha que a assinatura de um destes planos aplica-se a todas as contas de Facebook e Instagram ligadas à conta principal do utilizador. A empresa alerta também que a partir do dia 1 de março de 2024, será necessário pagar um preço adicional de mais 6 euros por mês, para as versões web, ou de mais 8 euros por mês, para as versões mobile, por cada conta associada.
Os utilizadores que não desejam pagar por estes planos vão poder aceder ao Facebook e Instagram gratuitamente, continuando a ver anúncios.
“Quer escolham usar os nossos produtos gratuitamente com anúncios, ou com um plano pago para removê-los, estamos empenhados em manter a segurança e privacidade dos dados dos utilizadores, ao abrigo das nossas políticas, assim como do Regulamento Geral de Proteção de dados (RGPD)”, afirma a Meta.
A gigante tecnológica tem vindo a tomar medidas para adaptar as suas plataformas às exigências do regulamento europeu dos serviços digitais (DSA na sigla em inglês). Recorde-se que tanto o Facebook como o Instagram fazem parte dos serviços visados pelo DSA e, anteriormente, a empresa já tinha dado a conhecer que medidas tomaria nesse âmbito.
Para lá da chegada de planos pagos para uma experiência sem anúncios, a Meta estará a considerar novas opções para os utilizadores mais jovens.
De acordo com informação avançada pelo The Wall Street Journal o Facebook e Instagram vão deixar de apresentar anúncios aos utilizadores com menos de 18 anos. A medida, que também se enquadra no contexto das novas regras europeias, entrará em vigor a partir do dia 6 de novembro e é temporária.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários