O World Wide Web Consortium, organismo internacional responsável pela elaboração e aprovação de protocolos industriais para a Web, emitiu ontem uma recomendação da Platform for Privacy Preferences (P3P). Desta forma, esta linguagem baseada em XML (eXtensible Markup Language) para a indicação das políticas de privacidade dos sites da Web recebe assim a aprovação generalizada da indústria do sector.



A publicação de uma recomendação W3C de um protocolo industrial significa que este é um documento estável, contribui para a interoperacionalidade da Web e foi examinado pelos membros do consórcio, que, em consequência, aprovaram a sua adopção generalizada. O P3P foi concebido por um grupo de trabalho composto de activistas em favor da privacidade, líderes tecnológicos no sector da Web, comissários de protecção de dados e companhias globais de comércio electrónico.



Desenvolvida pela W3C, a versão 1.0 do projecto P3P disponibiliza um método automatizado, padronizado e simples para os utilizadores obterem mais controle sobre o emprego das suas informações pessoais pelos sites da Web que visitam. Esta plataforma pode ser descrita, a um nível básico, como um conjunto padronizado de questões de respostas múltiplas, abrangendo todos os principais aspectos das políticas de privacidade dos sites Web.



No seu conjunto, as respostas apresentam uma versão da política de privacidade do site que é apreensível por uma máquina, um retrato claro da forma como o site lida com a informação pessoal sobre os seus utilizadores. Os sites compatíveis com P3P tornam esses dados disponíveis através de um formato padronizado.



Os browsers compatíveis com este projecto podem "ler" automaticamente esse retrato e compará-lo com o conjunto de preferências de privacidade do consumido, permitindo assim que este actue com base no que vê. Segundo o comunicado oficial divulgado, a lista de sites e software P3P continua a crescer, incluindo as implementações baseadas em browsers, plug-ins, geradores de políticas de privacidade P3P e um validador P3P.



Notícias Relacionadas:

2001-08-16 - Grupos de privacidade voltam a criticar Windows XP e Passport

2001-06-19 - TRUSTe cria símbolos para representar políticas de privacidade de sites

2001-03-22 - Ferramentas de privacidade no Explorer 6

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.