Tudo o que sobe eventualmente terá de descer. O jogo foi lançado no dia 5 julho, chegou a Portugal dez dias depois, e dominou a vida de muitos utilizadores de smartphones. No entanto, pode estar prestes a dar uma forte queda do topo da lista das aplicações mais usadas.

De acordo com a Bloomberg, empresas como o Facebook, o Tinder, o Snapchat, o Instagram e o Twitter podem começar a respirar de alívio. Isto porque ao mesmo tempo que os utilizadores se focavam fortemente no Pokémon Go, “esqueciam-se” das restantes aplicações.

Desde que em meados de julho – aproximadamente uma semana e meia após o lançamento – o número de utilizadores ativos diários atingiu um pico de cerca de 45 milhões, o jogo da Niantic, que se tornou um fenómeno do mundo digital “do dia para a noite”, tem vindo a perder jogadores diariamente.

Um analista da consultora Axiom Capital Management, em declarações à Bloomberg, afirmou que se esta tendência de descida se mantiver, podem surgir preocupações relativamente ao real potencial de crescimento de tecnologias de realidade aumentada.