As forças policiais espanholas detiveram 15 pessoas envolvidas na troca não autorizada de ficheiros através da Internet e suspenderam o acesso a um total de 17 páginas Web que ofereciam descargas de música, filmes, jogos e outras aplicações informáticas.


Espanha ficou de fora na recente mega-operação da International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) contra a pirataria online na Europa, divulgada na passada quinta-feira (ver Notícia Relacionadas) e onde o caso português esteve em destaque, mas assume agora uma posição inédita, ao anunciar as primeiras detenções a nível europeu por delito contra a propriedade intelectual através da Internet.



A maioria dos detidos são engenheiros informáticos e responsáveis de empresas ligadas ao mercado das telecomunicações, nomeadamente fornecedores de serviços de hosting que ofereciam alojamento gratuito aos portais P2P por inserção de publicidade ou pela gestão das bases de dados dos seus visitantes. Com esta actividade ilícita, os responsáveis conseguiam reunir cerca de 900 mil euros anuais.



A investigação policial espanhola teve início em Outubro de 2005, com base nas denúncias apresentadas à Brigada de Investigación Tecnológica pela Federación para la Protección de la Propiedad Intelectual (FAP), la Sociedad General de Autores y Editores (SGAE), e outras associações de direitos de autor e defesa da propriedade intelectual.



O conjunto de redes P2P de acesso agora bloqueado aos espanhóis - entre as quais se encontram a Emule, a Bit-torrent e a Edonkey - somava à altura mais de 615 milhões de visitas.



Notícias Relacionadas:

2006-04-04 - Swappers portugueses ofereciam mais de 10 mil músicas para troca online

2006-04-03 - Queixas-crime da indústria discográfica visam swappers portugueses

2006-03-13 - Mercado da música cai 50% com utilização crescente de redes P2P

2006-03-08 - Acções anti-pirataria aumentam 50% em Portugal

2005-09-26 - Indústria musical dá nova oportunidade aos swappers


2005-07-23 - Número de downloads legais de música cresce 300% no primeiro semestre