O Portal da Queixa assume-se como a maior rede social de consumidores de Portugal, mas afirma ser a primeira plataforma online do mundo a registar informação através de tecnologia blockchain. O objetivo é garantir registos e informações seguras, e sobretudo imutáveis, na plataforma. É o caminho que a empresa decidiu investir para garantir uma maior transparência da informação publicada, reforçando a confiança dos consumidores.

Sendo a transparência e a confiança os dois principais pilares da existência de uma plataforma como o Portal da Queixa, estabelecendo uma ponte na comunicação entre as marcas e os consumidores, justifica-se o investimento na inovação tecnológica, afirma a empresa em comunicado. É uma aposta na consolidação da sua missão junto à sociedade de consumo, afirmando-se como um dos principais influenciadores nacionais nas decisões de compra.

A plataforma explica que através do blockchain as reclamações dos utilizadores serão eternizadas e imutáveis, garantindo que estas não podem ser manipuladas ou adulteradas. Todas as interações são registadas em blockchain, tornando-se transparentes e sujeitas a consulta por qualquer pessoa e empresa, pois os dados são públicos. No caso de haver qualquer tentativa de manipulação ou fraude das reclamações, esta é identificada pelo sistema.

Segundo Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, “a implementação da tecnologia blockchain como validador inquestionável do Índice de Satisfação (IS), representa um enorme avanço na perseguição do nosso principal objetivo – a reputação das marcas com base na experiência do consumidor”. Nesse sentido, o Portal da Queixa assume um posicionamento de maior isenção e equidistância face ao conteúdo publicado pelos seus utilizadores, considerando que o algoritmo resulta da interação das marcas com os seus clientes, na sequência do tratamento que as mesmas fazem às reclamações publicadas.

A introdução de blockchain na plataforma foi realizada em parceria com a empresa brasileira Hash Institute, especialista em soluções baseadas nesta tecnologia.