Portugal não quer ficar de fora do movimento internacional que une sustentabilidade e tecnologia e, por isso, associou-se ao Digital With Purpose. A iniciativa pretende criar valor de negócio através da tecnologia digital e dele já fazem parte as organizações portuguesas .PT e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

O anúncio surgiu por parte de André Aragão de Azevedo, secretário de estado para a transição digital, durante o Web Summit 2020. "Precisamos das agendas verde e digital totalmente alinhadas", defendeu, reforçando a importância desta estratégia.

Para o secretário de estado para a transição digital “o contributo que a transição digital pode dar para acelerar a eficiência dos processos e da gestão dos recursos, através da incorporação tecnológica, é essencial para a sustentabilidade e futuro da nossa economia e sociedade".

A iniciativa Digital With Purpose foi apresentada com um filme-manifesto que conta com a participação do primeiro Ministro António Costa

Em que consiste em concreto o movimento internacional? O Digital With Purpose é uma iniciativa da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) que une sustentabilidade e tecnologia, juntando parceiros públicos e privados de várias partes do mundo, e ao qual o primeiro Ministro António Costa deu o seu apoio.

Com o objetivo de criar mais valor de negócio através da tecnologia digital, pretende-se ir ao encontro do cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Para isso, o movimento quer capacitar os setores económicos de energia, transportes, agricultura, educação, saúde e administração pública, tendo ainda identificado temas de impacto digital em cinco áreas prioritárias: Ação Climática, a Economia Circular, a Cadeia de Fornecedores, a Inclusão Digital e a Confiança Digital.

As 12 medidas prioritárias do Plano de Ação para a Transição Digital
As 12 medidas prioritárias do Plano de Ação para a Transição Digital
Ver artigo

Todos estes temas compõem grupos de trabalho que vão avaliar a performance de cada organização, o que vai resultar na atribuição de uma certificação independente Digital with Purpose.

Os líderes empresariais de todos os setores estão convidados a juntarem-se ao Digital With Purpose com um desafio claro: interrogarem-se sobre qual será o seu papel na conceção de uma sociedade digital através da inovação e da tecnologia digital. Aberto a todas as organizações que se queiram juntar, a iniciativa vai ser apresentada apenas em 2021, no dia 1 de junho na Digital Assembly, em Lisboa, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.