(Actualizada)
Portugal ficou classificado na segunda posição, entre uma lista de 127 países, pela importância atribuída pelo Governo às Tecnologias da Informação e Comunicação na sua visão do futuro. O ranking integra o Global Information Technology Report 2007-2008, do Fórum Económico Mundial (World Economic Fórum), hoje divulgado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448871.gif

Baseado no índice de preparação Networked Readiness Index (NRI), este estudo coloca ainda Portugal em lugares cimeiros na capacidade da administração pública utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde subiu 14 posições para o 12º lugar. A classificação é ainda mais positiva se comparada apenas dentro da União Europeia, onde Portugal se coloca agora em 5º lugar.

Ainda assim, Portugal mantém o 28º lugar entre os países mais preparados na utilização das TIC, a mesma posição do ano passado que coloca o país à frente de Espanha, que está na 31ª posição, Itália, no 42º lugar e Grécia, em 56º lugar. Se forem considerados apenas os países da UE a posição de Portugal sobe para 14º lugar.

No topo da lista mantém-se a Dinamarca, a economia de rede mais avançada, seguida pela Suécia e a Suiça. Os Estados Unidos ficaram classificados em quarto lugar, subindo três posições, enquanto a Coreia do Sul escalou 10 lugares para ficar na 9ª posição.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448870.gif

Entre outros indicadores apurados neste índice contam-se o tempo necessário para a abertura de uma empresa, onde Portugal ficou em 9º lugar entre os 127 países analisados.

As classificações obtidas por Portugal centram-se o ensino de matemática e de ciências, onde o país fica em 89º lugar, e na qualidade de todo o sistema educativo, com um 65º lugar. No domínio das utilização e acesso às tecnologias da informação a classificação também não é famosa, com o 50º lugar no índice de posse de computadores, 77º nos preços de arifas de telefone para as empresas e 42º na utilização da Internet. para o índice de absorção de tecnologias a nível das empresas a classificação coloca Portugal no 43º lugar.

Nota da Redacção: [15:01] A notícia foi actualizada com mais informação.

Notícias Relacionadas:

2007-10-31 - Portugal melhora posição no ranking de competitividade do Fórum Económico Mundial

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.