Portugal, Estados Unidos, Canadá e Paquistão eram os países a partir dos quais se desenvolvia um esquema de fraude online, baseado em phishing, detectado pelas autoridades federais norte-americanas.



A rede foi desmantelada pelas autoridades americanas que já conseguiram dados para avançar com acusações sobre 38 arguidos, que alegadamente roubavam nomes, números da segurança social e dados de cartões de crédito.



A informação disponibilizada pelo Ministério da Justiça norte-americano aponta para milhares de utilizadores de Internet lesados e centenas de instituições financeiras. O método usado pela rede era o phishing, que através de email ou remetando para páginas de Internet simula contactos e serviços com quem o utilizador se relaciona para tentar obter dados confidenciais e de acesso a contas bancárias para roubo de dinheiro ou informação que possa ser usada para fins comerciais.



Numa visita à Roménia, o procurador-geral americano avançou que mais de metade dos arguidos no processo são de origem romena. Não há para já outros dados relativamente à nacionalidade dos restantes acusados no processo.



Notícias Relacionadas:

2008-03-28 - Portugal em 5º lugar mundial na tabela de phishing