A Portugal Tech League é hoje apresentada oficialmente e conta já com um leque alargado de stakeholders, entre as grandes tecnológicas representadas em Portugal, como a AWS, Google e Microsoft, mas também a startup "unicórnio" portuguesa Talkdesk, a CIP –Confederação Empresarial de Portugal e outras organizações ligadas à Academia e ao empreendedorismo. A Casa dos Bits, editora do SAPO TEK, é também um dos membros fundadores da iniciativa que está aberta à entrada de mais parceiros.

O objetivo do projeto é unir as entidades ligadas à economia digital e a comunidade de  startups portuguesa e europeia, criando uma plataforma de discussão e de colaboração no debate dos temas mais revelantes, sobretudo nas discussões regulatórias, e apresentando uma posição comum. A plataforma é também uma ponte para a divulgação de informação relevante, evitando a desinformação.

"As propostas legislativas são difíceis de compreender, especialmente quando se trata das suas implicações futuras. Além disso, são escritas com uma linguagem técnica que dificulta a perceção de quem não tem conhecimento sobre o assunto. Isto faz com que estas propostas ganhem a atenção das startups, das PMEs orientadas para o digital e da comunidade tecnológica no geral quando já é demasiado tarde para que possam contribuir e dar a sua perspetiva, pois já estão elaboradas’’, afirmam os fundadores da iniciativa numa declaração conjunta.

“É por isso que a abordagem da Portugal Tech League é uma resposta a um desafio fundamental: startups, PMEs e comunidade digital no seu todo nem sempre têm tempo de qualidade para compreender, refletir e dar voz às suas opiniões acerca destas temáticas. Como tal, queremos preencher a lacuna que existe neste processo de clarificação, reflexão e proposição’’, refere o mesmo documento

O website da Portugal Tech League é o ponto central para conhecer melhor a iniciativa, o manifesto e as organizações envolvidas, mas é também aqui que vão ser divulgados os conteúdos produzidos pela plataforma. Os resultados serão partilhados publicamente e os documentos colaborativos vão ser apresentados aos formuladores de políticas em Lisboa e Bruxelas.

Portugal Tech League
créditos: Portugal Tech League
Bruxelas apresenta a “bússola” que vai guiar a transformação digital da Europa até 2030
Bruxelas apresenta a “bússola” que vai guiar a transformação digital da Europa até 2030
Ver artigo

O modelo colaborativo da Portugal Tech League está organizado por ciclos, com um tema em foco de dois em dois meses. O primeiro ciclo será focado no Regime Europeu sobre a Inteligência Artificial, assumido pela Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia como uma prioridade para o segundo semestre, mas estão já decididos os próximos grandes temas, com a Lei dos Serviços e Mercados Digitais (DSA e DMA ou Digital Services Act e Digital Markets Act) e a Bússola Digital 2030 e a Startup Nation Standards estão alinhados para os próximos ciclos.

De acordo com o método de trabalho da iniciativa, numa primeira fase, é explicada a relevância do tema e o seu impacto nos empreendedores europeus, através de um conteúdo fácil de compreender. De seguida, o tópico será explorado de forma mais aprofundada, através de fontes credíveis e de um lançamento de um podcast. O ciclo termina com uma chamada aberta para a comunidade partilhar a sua opinião e recomendações, para, em conjunto com os parceiros da iniciativa, prepararem um documento oficial com propostas de medidas. No final do ciclo, este documento ficará disponível para download e será partilhado junto de decisores políticos europeus.

A Portugal Tech League é uma iniciativa neutra criada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i. Neste primeiro ano, é patrocinada pela Google e pela Microsoft e fundada juntamente com unicórnios portugueses e organizações-chave como a Allied for Startups, AWS - Amazon Web Services, CIP - Confederação Empresarial de Portugal, Eupportunity, European Startup Network, FDUCP - Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, GeSI - Global Enabling Sustainability Initiative, Investors Portugal, Startup Portugal, Startup Sesame, Sapo Tek, Talkdesk e VdA Advogados. As inscrições estão abertas no site para as empresas e organizações que se quiserem tornar membros da liga.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.