Nas últimas semanas a Europa tem estado praticamente toda pintada a vermelho escuro nos mapas da ECDC, um código de cor que representa a existência de mais de 500 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes. Os dados do Centro de Controle de doenças europeu (ECDC na sigla em inglês) foram atualizados esta quinta feira, mostrando que nos últimos 14 dias Portugal e a maioria da Europa ocidental continuam pintados a vermelho escuro pela progressão de infeções de COVID-19 apesar da redução das medidas de contenção que está em curso um pouco por toda a União Europeia.
Depois de ter registado uma melhoria na zona a norte na semana passada, Portugal voltou a estar pintada totalmente a vermelho, o nível máximo de infeções de COVID-19. Em contraste, a Espanha continua a registar uma descida de nível em mais regiões do país, sobretudo ao centro, de norte a sul. A maioria dos países ocidentais da Europa estão igualmente no vermelho, incluindo a França, Itália. Na Europa de Leste tem vindo a ser registado uma baixa para laranja e alguns países já estão no amarelo, que representa entre 40 a 100 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.
No final da semana que acabou no domingo, 20 de março, a ECDC refere que a situação na Europa foi caracterizada pelo contínuo aumento de casos, pela segunda semana consecutiva, em 9,6%, sendo proporcionalmente maior em 23% no caso de pessoas com mais de 65 anos. Em comparação com a semana anterior, 15 países reportaram aumentos de casos, sendo que 19 viram aumento em pessoas com mais de 65 anos.
Veja na galeria os mapas da evolução epidemiológica da COVID-19 na Europa:
A DGS revelou que regressam as atualizações diárias sobre a evolução da COVID-19 em forma de Excell, embora mantenha os boletins semanais, divulgados à sexta-feira, como tem sido feito desde o dia 11. Os boletins vão incluir informações mais detalhadas sobre a pandemia em Portugal, como o número de internamentos, dados por região, faixa etária e género e o relatório de vacinação. A DGS diz que as atualizações diárias vão continuar enquanto o coronavírus continuar a ser considerada uma emergência de saúde pública de âmbito internacional. Nos números mais recentes, de 29 de março, foram registados mais 12.020 novos casos e 29 óbitos, uma tendência em crescimento nos últimos dias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários