A procura por pirataria cinematográfica e televisiva em Portugal registou um "aumento significativo", de acordo com os dados mais recentes da Muso hoje divulgados, com a atividade por utilizador de Internet a exceder a média europeia. A Muso é uma empresa global de medição de audiência de pirataria.

Os seus dados mais recentes "revelam um aumento acentuado na pirataria cinematográfica e televisiva em Portugal, com a atividade por utilizador de Internet a exceder significativamente a média europeia", refere a entidade, em comunicado.

"Os resultados serão de particular interesse para detentores de direitos, órgãos de fiscalização e decisores políticos, uma vez que demonstram o crescente desafio do consumo de conteúdos não licenciados em regiões de alto risco", aponta.

Dados de pirataria em Portugal de 2017 até março deste ano apontam para 8,4 mil milhões de visitas a sites de pirataria registadas e 1,211.21 visitas por utilizador de Internet, bem acima da média europeia.

"Este nível de atividade destaca a necessidade urgente de estratégias antipirataria, particularmente em mercados como Portugal onde o engajamento por utilizador é notavelmente alto", afirma Guy Oliver, diretor comercial de pesquisa e dados da Muso, citado em comunicado.

Por exemplo, na Europa, para o mesmo período - 2017 a março de 2025 -, a Muso regista 423 mil milhões de visitas a sites de pirataria e 911.08 visitas por utilizador de Internet (bem abaixo do que se regista em Portugal).

Em termos globais, seguindo o mesmo período de análise, regista-se 1.638 biliões de visitas a sites de pirataria em todo o mundo, com 486.55 visitas por utilizador de Internet.

De acordo com a Muso, "embora Portugal siga padrões europeus mais amplos, a frequência e a intensidade das visitas a sites de pirataria são consistentemente maiores".

Numa análise comparativa entre maio de 2024 e março de 2025, "Portugal continua a superar a média europeia em envolvimento com pirataria, reforçando a necessidade de medidas regionais específicas".

Neste período, a Europa registou um total de 49.957.328.896 visitas a sites de pirataria, com 107.61 visitas por utilizador de Internet. Já em Portugal, o total de visitas a sites piratas ascendeu a 1.293.116.148, com 186.58 visitas por utilizador de Internet, segundo os dados.