Os dados fazem parte do mais recente Barómetro Europeu do Observador Cetelem e mostram os portugueses como cidadãos que utilizam a Internet para poder encontrar informação e opiniões, antes de passarem para o ato da compra, que na maior parte das vezes, é feito "offline".

TV, hi-fi e vídeo estão entre os produtos que os portugueses gostam de pesquisar online e comprar in situ (63%). Em segundo lugar surgem os eletrodomésticos (62%) e em terceiro os produtos de decoração e mobiliário (53%). Em menor número são citados os produtos de bricolagem e jardinagem (47%).

Apenas 6% admitem a possibilidade contrária de pesquisar na loja e comprar depois pela Internet, possibilidade que acontece maioritariamente para produtos como TV, hi-fi, vídeos e eletrodomésticos, uma percentagem inferior à média Europeia (14%).

Relativamente aos hábitos de compra e canais utilizados, Portugal destacou-se na análise por 53% dos inquiridos afirmarem que não mudarão nada nos seus hábitos, continuando a comprar principalmente, ou mesmo exclusivamente, nas lojas, valor acima da média europeia de 43%.

Além disso, e no geral, o relatório mostra que mais de metade dos europeus estão muito entusiasmados com as aplicações móveis que permitem comparar os preços dos produtos com os de outras lojas (73%), digitalizar os códigos de barras dos produtos para aceder a informações (60%) ou pagar com o smartphone sem passar pela caixa (53%).

Aceder a informações mais detalhadas sobre produtos (75%), encomendar na loja produtos que já não estejam em stock (71%) ou ver modelos ou variantes de um modelo que não estão presentes na loja (71%) são por sua vez serviços que os europeus gostariam de ter disponíveis a partir dos seus tablets ou em terminais interativos na loja.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico