(Actualizada) A Porto Editora, através da loja online Webboom.pt, recebeu até à data 25 mil encomendas de livros escolares, que representam cerca de 150 mil livros comprados por esta via, revelou a empresa ao TeK. O número representa um forte aumento face ao ano anterior, seguindo 30 por cento acima dos valores registados na mesma altura de 2007.

O grupo Leya, que com a compra da Texto Editores passou a integrar a MediaBooks, registou até à data 4 mil encomendas, que pelas suas estimativas representarão cerca de 40 mil livros vendidos por este canal. Isto porque, em média, cada família adquire 10 livros, refere José Menezes, director de comunicação do grupo.

Em nenhum dos casos os números apresentados são valores fechados, porque muitas famílias deixam para Setembro a tarefa de preparar o início do ano lectivo, embora isso aconteça cada vez menos.

"Ainda há muitos clientes que encomendam tardiamente, mas tem-se notado um crescimento sustentado daqueles que querem aproveitar ao máximo as vantagens da campanha e, por isso, encomendam ainda antes de irem de férias", sublinha Rui Aragão, director da Webboom.

O responsável refere-se aos atractivos que as empresas todos os anos preparam para aliciar a compra online e que variam entre concorrentes, embora se relacionem sempre com descontos.

No caso da Porto Editora os descontos preparados para este ano iam até aos 20 por cento e eram complementados com portes de envio gratuitos para encomendas até 5 de Agosto (no continente e descontos de 50 por cento para as ilhas). Depois dessa data mantiveram-se reduções ao valor normal dos portes.

A Mediabooks desenhou a sua campanha de regresso às aulas para oferecer descontos até 20 por cento na compra de auxiliares escolares até 30 de Setembro. "Até 21 de Agosto oferecemos descontos de 10 por em todos os manuais escolares das editoras da Leya (no caso, ASA, Texto, Gailivro e Nova Gaia) e 5 por cento sobre os manuais escolares de todas as outras editoras", explicou ao TeK o porta-voz da empresa. Os descontos nos manuais escolares estenderam-se a Setembro, mas restritos aos livros de português e matemática de editoras do grupo, uma promoção que terminou no passado dia 2.

Para o sucesso dos canais online contribuirá também o facto destes apostarem cada vez mais na diversidade dos produtos comercializados por esta via, como o refere a Porto Editora, admitindo que um dos pontos dessa expansão tem sido para os produtos multimédia, cuja procura tem vindo a aumentar.

A par com estas duas opções, quem pretende comprar livros online pode ainda recorrer à LivrosNet que até à data recebeu 1800 encomendas, representativas de 16 mil livros escolares. Bruno Mourato explica que os valores apurados representam um crescimento de 25 por cento face ao ano anterior. Para incentivar as compras, o site oferece os portes de envio e um desconto de 10 por cento sobre o valor das encomendas.

No ano lectivo passado, outra opção online era o Continente que experimentava pela primeira vez o serviço. Este ano optou por não repetir a experiência.

Nota de redacção [05-09-2008 16:20] A notícia foi actualizada para incluir dados da LivrosNet, também consultada pelo TeK para este artigo.




Cristina A. Ferreira

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