Os dados são do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido anualmente pela Marktest, e indicam que a utilização de redes sociais está já completamente enraizada na sociedade portuguesa e o hábito de visita a estas plataformas é diário.

Segundo o relatório, 95,2% dos portugueses com redes sociais dizem que as visitam pelo menos uma vez por dia, enquanto 85,3% admitem mesmo fazê-lo várias vezes ao dia. A empresa de estudos de mercado aponta porém uma nova tendência, com impacto na forma como é gerida a relação com estas redes. "Estamos a ligar-nos às redes sociais cada vez mais cedo", refere.

O período entre as 7 e as 9 horas da manhã é apontado por 75,4% dos utilizadores de redes sociais como o momento do primeiro acesso, mas o horário preferido continua a ser entre as 20h e as 22h, utilizado por mais de 88% dos portugueses com perfil em redes sociais para consultarem os seus murais.

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A Marktest indica que este é um hábito que aumentou significativamente ao longo do último ano. Em 2022 a percentagem de utilizadores de redes sociais a ligar-se no período da manhã era de 48,5%, que significa um crescimento de quase 27 pontos percentuais em apenas um ano. "É o maior crescimento registado na análise ao uso de redes sociais por faixas horárias", refere a empresa.

Os dados globais da análise mostram também que , face ao ano anterior, o hábito de acesso ás redes sociais cresce em quase todas as faixas horárias, com exceção do período entre as 22h e as 00h, onde há uma redução de cerca de 6 pontos percentuais, para 67%.

De notar ainda que o tempo médio gasto nas redes sociais, por utilizador, se situa agora nos 95 minutos, mais de uma hora e meia por dia, ultrapassando as duas horas e meia diárias (153 minutos) nas camadas mais jovens da população.