Em Portugal fazem-se mais de 30 milhões de pesquisas online por dia, valor que se traduz em cerca de 5,3 pesquisas por cada um dos 5,7 milhões de internautas que se estima existirem no país.

Os números são da própria gigante das buscas e foram mencionados por Mónica Bagagem, da equipa de marketing da Google Portugal, entre outros indicadores, como por exemplo o facto de existirem cinco milhões de caixas de correio eletrónico em Portugal.

A responsável falava durante o evento Check in Online, promovido pela Amen esta manhã, em Lisboa, em redor do tema do comércio eletrónico, onde foi explicar o funcionamento do Google Adwords.

"Portugal é de facto digital. Há 5,7 milhões de utilizadores de Internet, ou seja, cerca de 60% da população, número que cresceu quatro vezes nos últimos 10 anos", mencionou. "O crescimento tem sido exponencial e acreditamos que vai continuar assim no futuro".

Entre os vários dados, foi igualmente referido que 19 em cada 20 pesquisas online em Portugal são feitas através dos sites da Google.

Noventa e três por cento das pesquisas realizadas pelos internautas portugueses através da gigante das buscas referem-se ao planeamento de viagens, 87% para a compra de produtos financeiros, 84% para decidir a compra de um automóvel e 81% para encontrar um novo fornecedor.

"Isto reforça a ideia de que os utilizadores portugueses estão cada vez mais 'virados' para o online e cada vez mais receptivos para comprar na Internet", defendeu Mónica Bagagem.

Apesar da evolução dos números, Jorge Landau, diretor executivo da ACEPI, igualmente presente no evento da Amen, fez questão de referir que Portugal continua a apresentar uma taxa de penetração da Internet e da utilização dos serviços que esta proporciona, ainda muito baixa, por comparação à média europeia ou, mais diretamente, a Espanha.

Para o responsável o problema não se coloca ao nível das infraestruturas, mas em termos de "iliteracia informática", decorrente da iliteracia de base e do envelhecimento da população.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.