A Black Friday, que se aproxima, deve gerar receitas de ecommerce em Portugal entre os 130 e os 140 milhões de euros, de acordo com um estudo da Blackfriday.pt, startup dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday. Mais de metade dos consumidores portugueses planeiam fazer compras tanto online como offline (52%), enquanto 33% preferem comprar apenas online. Só 14% dizem que todas as suas compras serão feitas em lojas físicas. Nestes números, a Blackfriday.pt deteta um aumento pela preferência nas compras online, embora a maior parte dos consumidores ainda esteja recetivo aos dois formatos.

A pesquisa antecipa ainda que a maioria dos portugueses (74%) estimam gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday e a Cyber Monday, mais 7% que no ano passado quando o valor médio previsto pela maioria dos consumidores rondava os 290 euros (valores totais, para compras online e offline). Refere-se, no entanto, que o valor pode ser maior, já que 38% dos possíveis compradores admitem gastar entre 301 e 1.000 euros, ou até mais do que isso, enquanto 25% dizem que vão gastar entre 101 e 300 euros. Já para 17% as compras no período de descontos que antecipa o Natal não devem ultrapassar os 100 euros. Há ainda os indecisos, 24%, que não decidiram quanto vão gastar. Na comparação com o ano passado verifica-se que esta percentagem permanece mais elevada, já que em 2023 foi atribuída apenas a 11% das respostas.

Vestuário, roupa e calçado são as áreas onde os consumidores se mostram mais interessados em aproveitar as promoções das lojas online para fazer compras durante a Black Friday. Entre os inquiridos 58% destacam a intenção de fazer compras neste sector da moda - no ano passado foram 42%. A categoria já era a que mais se destacava, este ano reforça a posição.

Os eletrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria, (24%) e as viagens (23%), completam o Top 5. Note-se que é a primeira vez que as viagens garantem um lugar neste grupo das cinco categorias preferidas para compras na Black Friday. “Os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros”, destaca Jérôme Amoudruz, CEO da Blackfriday.pt.

As mulheres continuam a ser quem mais compra neste período de promoções (54%). A maioria dos compradores estão na região de Lisboa (40%). A maioria fazem as suas compras na semana antes do evento ou no próprio dia.

A pesquisa da Blackfriday.pt foi realizada entre 7 e 12 de outubro e envolveu 428 consumidores portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos.