Muito antes da hora marcada para o evento do ano nos Estados Unidos já os sites noticiosos com especiais de informação relativa à tomada de posse de Obama davam mostras da singularidade do dia. Quer pelo volume de conteúdos alusivos que começavam a acumular, quer pela adesão acima do normal. Mas foi o momento do discurso que um pouco por todo o mundo ajudou a bater recordes de audiência online.

O SAPO criou um conjunto de conteúdos associados ao evento e em parceria com a RTP enriqueceu a oferta e transmitiu cerca de meia hora da cerimónia da tomada de posse em directo. No conjunto, os conteúdos online associados à cerimónia cativaram 280 mil page views. A emissão em directo registou cerca de 7 mil visitantes únicos no curto período de tempo em que se manteve disponível e chegou a ter 500 cliques por minuto.

A SIC, que através da rede AEIOU transmitiu online a edição simultânea SIC/SIC Notícias do evento, regitou no directo cerca de 10 mil visitantes únicos, chegando a suportar 6.070 pessoas ligadas em simultâneo. Tal como o Sapo, também a cadeia de televisão publicou online um conjunto de conteúdos associados à ascenção de Obama à presidência dos Estados Unidos. Ao longo do dia da tomada de posse, dia 20, estes conteúdos canalizaram 150 mil page views.

O TeK ainda não conseguiu obter dados da RTP.

No que se refere aos acessos registados aos sites americanos que permitiram acompanhar a cerimónia em directo existem vários dados.

A Akamai Technologies, que distribui conteúdos vídeo para vários sites noticiosos e não só, admite o recorde que lhe valeu a tomada de posse com 7,7 milhões de pessoas que assistiram aos seus conteúdos em simultâneo. Num dia normal, as emissões de vídeo da Akamai raramente chegam a servir 2 milhões de utilizadores em simultâneo.

A Limelight Networks, concorrente da Akamai no mesmo negócio, registou visualizações no directo na ordem dos 2,5 milhões nos vários sites que fornece, com o pico a registar-se durante o discurso.

A Keynote Systems, uma empresa que monitoriza a performance de índices de sites, revelou que os 40 sites principais do seu índice abrandaram significativamente na performance à hora que teve início a sessão de tomada de posse do 44º presidente dos Estados Unidos. Esse abrandamento de performance chegou aos 60 por cento.

A CNN prova o que os indicadores da Keynote já revelavam quando divulga que entre as 6 da manhã de ontem e as 3.30 da tarde de ontem respondeu a 21,3 milhões de pedidos de vídeo stream, um número que terá beneficiado da parceria que a cadeia de televisão fez com o Facebook para dinamizar a actualização de conteúdos e a interacção entre utilizadores da rede que estivessem a assistir à transmissão.

No pico dos acessos a CNN suportou 1,3 milhões de utilizadores em simultâneo e chegou a ter de deixar utilizadores em lista de espera para aceder ao directo. O Facebook "encaixou" 8.500 mensagens em 60 segundos, durante o discurso de Obama.

Nota de redacção: A notícia foi actualizada com dados da SIC relativos à emissão online da tomada de posse de Obama.



Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.