Nos últimos cinco anos, a banda larga móvel tornou-se mais acessível e as pontuações relativas ao Índice de Incentivo à Acessibilidade (ADI na sigla original) aumentaram em muitos países da América Latina e Caraíbas, África e Ásia, as três regiões abrangidas pela Alliance for Affordable Internet (A4AI) e analisadas no relatório relativo a 2020.

A organização sem fins lucrativos, integrada na World Wide Web Foundation e que tem entre os seus membros a Google, o Facebook, Cisco, Intel e Microsoft, indica que as pontuações mais altas no que diz respeito ao ADI resultam de melhorias constantes na infraestrutura nacional de internet, na adoção de banda larga e nas políticas de acesso igualitário.

“Esta é uma tendência positiva que mostra que os países estão a fazer mais para ligar os desligados e reduzir a exclusão digital”, pode ler-se no relatório.

Já o progresso no que diz respeito à adoção de políticas continua lento, ressalva-se. Os 10 principais países no ADI permanecem os mesmos, exceto pela Índia que caiu para o 11º lugar e Marrocos que voltou a entrar na tabela após quatro anos de fora. Quarenta e quatro dos 61 países que regressaram ao índice este ano viram uma mudança de menos de 10% na sua pontuação no ADI.

Como (e onde) mudaram as políticas nos últimos dois anos

Em toda a região da Ásia-Pacífico, os países continuam a manter algumas das mais altas pontuações no que diz respeito às políticas de acessibilidade implementadas, impulsionados por um planeamento nacional de banda larga eficaz e pelo apoio contínuo a soluções de acesso público.

Embora a pontuação média regional do ADI tenha ficado consistentemente em torno de 56 pontos (em 100), as pontuações das políticas em toda a região melhoraram. A média regional para a estratégia de banda larga permaneceu a maior pontuação do cluster de política de qualquer tema e região. A média regional para políticas de gestão de espectro, acesso público e integração de gênero aumentou mais de três por cento.

Tarifa social de Internet vai permitir pagar menos pela banda larga. Quem pode ter acesso?
Tarifa social de Internet vai permitir pagar menos pela banda larga. Quem pode ter acesso?
Ver artigo

Países como a Tailândia e o Nepal estimularam seus fundos de acesso e serviço universal para alargar a conectividade a novas áreas. Em todos os temas e em consequência de um planeamento de banda larga consistentemente forte em toda a região, os países da Ásia-Pacífico oferecem políticas modelo para muitos outros países de menor rendimento que pretendem acelerar a inclusão digital.

Já na América Latina e Caraíbas parece acontecer o oposto, com as políticas a pararem ou a regredirem e a acessibilidade a continuar a ser um desafio-chave para muitos, especialmente para os mais pobres e para as mulheres.

A A4AI considera preocupante que a média regional do ADI tenha crescido apenas 2%, mesmo excluindo a entrada de países com renda média inferior aos seus pares. A situação é em parte impulsionada por ambientes de políticas negativas que crescem em países como a Bolívia, Brasil, México e Guatemala.

A Aliança destaca que alguns dos maiores avanços estão a acontecer em África, “onde a reforma política e o investimento são mais necessários”. A pontuação média do ADI nos países de baixos rendimentos aumentou de 32,4 para 35,42 - mais do que o dobro do ritmo (11,3%) de qualquer outro grupo de rendimentos, em comparação com 2019. Os países em toda a África aumentaram o ADI em média 7% este ano.

O Maláui tem um dos maiores aumentos de pontuação na comparação anual, de mais de seis pontos, reflexo de trabalho feito em redor da consulta e adoção de uma estratégia nacional de banda larga para 2019-2023. Já no Quénia, uma maior transparência em redor da atribuição de espectro, através da divulgação pública de informação, e investimentos substanciais em largura de banda internacional, com um novo cabo submarino, fizeram subir a pontuação do país em 15% face ao ano anterior.

Perante os resultados da análise relativa a 2020, e apesar dos progressos, o sentimento da A4AI é o de que continua a ser necessário “fazer mais para ligar os desligados”.