Está em marcha a criação de uma associação de prestadores de serviços de registo de domínios, alojamento de sites e aplicações que até final do mês de Janeiro deverá estar registada e a iniciar trabalhos.



A iniciativa partiu da AMEN, que juntamente com outras cinco empresas, pretende colmatar as necessidades de regulamentação do mercado, dinamizar a sua profissionalização.



Entre os principais propósitos da nova associação contam-se a promoção de boas práticas entre prestadores de serviços, agir junto da FCCN no sentido de flexibilizar o processo de registo de domínios e criar um serviço de estatísticas fiáveis no sector.



Para já integram a iniciativa, para além da AMEN, a NFSI, a Domínios, a Ciberatlantida, a 100 Limite e a Hocnet. Depois de formalmente constituída a associação está aberta à entrada de novos membros, dando preferência a entidades que fazem do registo de domínios o seu core business.



António Ferreira, director geral da Via Net.Works, empresa detentora da AMEN e que poderá também vir a integrar a associação, explicou ao Tek que a decisão de formar esta entidade resultou da constatação que o mercado de registo de domínios está muito fragmentado e atrasado relativamente a outros países.



Na opinião dos membros da futura associação este atraso deve-se sobretudo ao facto do processo de registo de domínios ser complexo e caro, pelo que um dos grandes objectivos das empresas é trabalhar com a FCCN sugerindo alterações ao modelo actual.



Actualmente existem no mercado entre 100 a 200 empresas a prestar serviços nesta área, um universo que tende a diminuir à medida que o mercado se for profissionalizando, considera António Ferreira.



A nova associação irá garantir presença na Internet através de um website e vai funcionar num sistema de mandatos anuais ou bianuais.



Notícias Relacionadas:

2004-11-15 - AMEN avança com promoção no registo de domínios da hierarquia ".pt"
2004-04-28 - FCCN promove campanha para motivar maior adesão a domínio .com.pt