Está já online no site Acesso ao Ensino Superior a lista das colocações dos alunos que se candidataram este ano a cursos universitários e em Institutos Politécnicos. Os resultados só serão afixados amanhã, mas desde o meio-dia que estão acessíveis na Internet.


De acordo com dados do Ministério da Ciência e Ensino Superior, nove em cada 10 alunos candidatos conseguiu colocação nesta primeira fase. Apesar da redução do número de vagas disponíveis em relação a 2002, com uma quebra de cerca de 6 por cento, o número de candidatos foi também inferior ao do anterior ano lectivo, reduzindo-se em cerca de 10 por cento. Desta forma o número de vagas abertas pelas instituições de ensino foi superior ao da procura.




Nesta primeira fase foram colocados mais de 36 mil alunos, o que corresponde a 87 por cento dos 41,6 mil candidatos. O Gabinete de comunicação do ministério indica ainda que os alunos não colocados podem concorrer na segunda fase do concurso em que serão abertas 9.493 vagas.




Em comunicado, o Ministério destaca como especialmente preocupante a redução da procura de cursos em áreas da Ciência, com menos 13,5 por cento de candidatos, e Tecnologias, com uma quebra de 8,7 por cento. O Ministério sublinha esta preocupação sobretudo devido ao facto destas áreas serem consideradas prioritárias pelo Governo e pela Europa para o desenvolvimento da Sociedade do conhecimento.



Os alunos colocados nesta primeira fase devem formalizar as inscrições no estabelecimento de ensino entre os dias 24 e 30 de Setembro. A segunda fase de candidaturas irá decorrer entre os dias 6 e 10 de Outubro.

Notícias Relacionadas:

2002-07-17 - Indicadores nacionais de C&T com evolução acima da média europeia entre 1994 e 2000

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.