As probabilidades de uma aplicação móvel atingir um elevado número de downloads baixaram drasticamente nos últimos meses do ano que passou, aponta um estudo assinado pela Inneractive.

A análise levada a cabo entre abril e dezembro de 2011 mostra que as probabilidades de uma aplicação ser descarregada mais de 50 mil vezes caíram dos 4,35% para os 0,52% no período em análise, relatam os responsáveis pelo estudo.

Verificou-se porém que se tornou muito mais fácil chegar a ter “algum” público. Enquanto em abril a probabilidade de uma solução destinada a smartphones ou tablets atingir os 500 downloads não ia além os 12,83%, em dezembro o valor já tinha passado a ser de 23,62%.

A empresa, que fornece soluções para rentabilização de aplicações em diversas plataformas móveis, analisou 100 mil soluções para download nas lojas para os sistemas operativos móveis da Apple (iOS), da Google (Android) e da Microsoft (Windows Phone).

A crescente concorrência entre soluções dentro da mesma loja é a causa apontada para que se tenha tornado mais difícil atingir um grande sucesso neste mercado.

Em compensação, o aumento das vendas de dispositivos móveis (possivelmente em consequência do crescente número de dispositivos móveis colocados no mercado, a preços cada vez mais acessíveis) ajuda a justificar que tenha ficado mais fácil para uma aplicação chegar a, pelo menos, 500 utilizadores.

Os números refletem uma descentralização cada vez maior deste mercado, o que pode ser uma vantagem para os programadores independentes, realçam os especialistas.

Uma das melhores maneiras de divulgar novos soluções é recorrer a redes de aplicações ou ao chamado crosse media entre os título, sugere a análise. Recorrendo a este modelo, as probabilidades de uma App atingir os 100 mil downloads mantiveram-se mais estáveis – descendo dos 14,4% em abril para 11,46% em dezembro.

De acordo com a Inneractive, existem aproximadamente 585 mil aplicações disponíveis na AppStore da Apple, enquanto o Google Play, dedicado ao Android, conta com 450 mil soluções para download. O Windows Phone Marketplace ainda se fica pelas 70 mil.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes