O gabinete de Miranda Sarmento afirma que "o elevado número de acessos ao e-fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo do dia de ontem [segunda-feira] e que se continua a verificar durante o dia de hoje, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso".

Com a prorrogação agora decidida, a funcionalidade de verificação e comunicação de faturas irá permanecer disponível no Portal das Finanças e na app e-fatura até ao final do mês de fevereiro.

O prazo para validação das faturas a que cada contribuinte associou o seu NIF durante 2024 terminava hoje, para as despesas serem contabilizadas como deduções ao IRS. No entanto, vários utilizadores registaram dificuldades do acesso ao portal do e-fatura.

Na segunda feira, o acesso ao portal e-fatura esteve indisponível durante vários períodos. "Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor, tente mais tarde" foi a mensagem que muitos contribuintes foram recebendo ao longo do dia de segunda-feira e que hoje se mantém quando há tentativa de aceder ao e-fatura, no Portal das Finanças, segundo relatos feitos à Lusa.

Recorde-se que, em 2023, constrangimentos informáticos no Portal das Finanças também levaram o Governo a prolongar a data para cumprir obrigações de IRS, neste caso, o prazo para que as famílias pudessem comunicar alterações no seu agregado familiar.