O Departamento de Comércio norte-americano está a ser acusado de ter exercido influência política na votação da proposta de criação do domínio .xxx, destinado a alojar conteúdos pornográficos na Internet. A acusação parte da entidade responsável pela criação do referido domínio, a ICM Registry que acusa o Departamento de Informação e Telecomunicações americano de não apresentar quaisquer tipo de explicações que justificassem a rejeição do referido domínio por parte do ICANN.

O mesmo site refere que durante o processo de avaliação dos novos domínios, os grupos conservadores norte-americanos exerceram pressão para a não criação do .xxx. Deste modo, os argumentos da ICM Registry estendem-se para além da criação de um domínio dedicado a conteúdos pornográficos, levando à investigação da influência governamental americana nas decisões de conteúdos para a Internet.

O ICM, citada pelo vnunet.com, afirma que apesar da relação entre o Departamento de Comércio Norte-americano e o ICANN, o “Departamento de Comércio não tem autoridade regulamentar sobre o ICANN” uma vez que esta é “uma organização independente e sem qualquer tipo de controlo ou influência política”.

Notícias Relacionadas:

2006-05-11 - ICANN rejeita domínio .xxx para conteúdos pornográficos na Internet