O número de burlas com pagamentos e esquemas que tentam extorquir dinheiro aos utilizadores está a aumentar e hoje a Polícia de Segurança Pública e a Policia Judiciária emitiram um novo alerta para uma fraude com MB Way que também envolve o nome daquela autoridade policial.

A mensagem refere uma parceria entre o MB Way, gerido pela SIBS, e a PJ, e incentiva os destinatários a clicarem no link para atualizarem as medidas de segurança do cartão Multibanco.

"Diversos cidadãos têm recebido nas suas caixas de correio eletrónico a mensagem, conforme imagem infra, que refere um Protocolo de Cooperação entre a MBWAY e a Polícia Judiciária, solicitando a atualização de dados do cartão multibanco. A Polícia Judiciária reitera que este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva de recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing, pelo que deve ignorar esta mensagem, não responder à mesma e reportar SPAM, bem como apagar a mesma", escreve a PJ em comunicado.

A mensagem tem gralhas e uma revisão mais atenta pode identificar os erros e levar a que os utilizadores desconfiem, mas os alertas nunca são demais.

A PSP incentiva ainda as vitimas de burla, ainda que sejam meras tentativas, ou quem tem conhecimento deste tipo de fraudes, a denunciar de imediato à PSP.

A burla do "falso familiar", com contactos realizados no Whatsapp e noutros serviços de mensagens a pedir transferências de dinheiro, estão entre os principais casos de cibercrime destacados pela PSP no último ano. Mais de metade das queixas na Polícia de Segurança Pública já dizem respeito a crime informático.

“A nível nacional as burlas informáticas e nas comunicações entre 2018 e 2020 mais do que duplicaram (9.783 – 19.855) e estes são os casos denunciados às autoridades, mas acreditamos que os números sejam muito superiores, devido às cifras negras. Em 2021 – ultrapassámos as 21mil (21.374), dados oficiais do RASI, explicou Sónia Martins, do Núcleo de Cibercriminalidade da Polícia de Segurança Pública (PSP) em entrevista ao SAPO TEK.

Para evitarem cair neste tipo de esquemas há alguns conselhos sugeridos pela PSP, que o SAPO TEK refere também num dossier a propósito do Dia da Internet mais segura.

Clique nas imagens para ter acesso a mais informação

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação