A Portugal Telecom está a preparar o lançamento de um serviço de armazenamento gratuito na cloud (o Cloud PT), acessível a todos os utilizadores de Internet, mesmo que não sejam clientes da PT.

A novidade foi avançada esta manhã por Zeinal Bava, presidente executivo da empresa, no arranque da Technology & Innovation Conference, que entre hoje e amanhã recebe no Pavilhão Atlântico mais de 100 investidores e analistas, representando uma carteira de investimentos de 1 bilião de dólares, e onde 15 empresas tecnológicas portuguesas têm também oportunidade de mostrar a sua tecnologia.

Ainda não há muitos detalhes sobre o novo serviço, que deverá ser lançado a 10 de dezembro e oferecer a qualquer utilizador de Internet acesso a 16 GB de espaço de armazenamento na cloud.

Os dados guardados na nuvem - vídeo, imagens ou outro tipo de ficheiros - pode ser partilhados ou sincronizados no PC, equipamentos móveis, aplicações web ou na televisão.

O serviço concorre diretamente com uma série de ofertas que já existem de grandes players internacionais, nomeadamente a Dropbox, o Skydrive da Microsoft e o Google Drive, mas também com ofertas nacionais.

A Portugal Telecom tem vindo a investir na disponibilização de serviços na nuvem para empresas, através da SmartCloud, e alarga agora o âmbito aos particulares, tirando partido do investimento feito em infraestrutura e no novo datacenter que está a ser criado na Covilhã.

PT mostra tecnologia
No evento que realiza no Pavilhão Atlântico a operadora demonstra um conjunto de tecnologias, na base de serviços que já lançou ou que tem em desenvolvimento.

No espaço é possível ver demonstrações de serviços como o Meo kids, Music box ou Meo Go, mas também novidades em teste como o Mobile Parking, uma solução de pagamento de estacionamento pago disponível através de uma app para smartphones (que terá versões para vários sistemas operativos móveis).

A solução já está em testes com algumas autarquias e pode ser lançada em algumas semanas, garantiu Zeinal Bava.

Grande destaque na área de exposição tem também o centro de dados que a empresa está a construir na Covilhã e que deverá ser inaugurado no final do ano. A empresa tem anunciado que o centro será o 6º maior do mundo, com um investimento de 90 milhões de euros. No evento a PT mostra o espaço e detalha as preocupações ambientais e técnicas associadas à construção.

Em destaque está ainda a rede de fibra ótica que a operadora tem vindo a implementar no país desde 2009, bem como a rede 4G, que até final do ano chegará a 90% da população.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira