Dez meses após a implementação de um modelo de paywall, o Público conta 11 mil assinaturas ativas para acesso aos conteúdos disponibilizados através do site. O modelo implementado pelo jornal prevê que o utilizador consuma gratuitamente até 20 notícias todos os meses. Ultrapassado esse limite é lhe cobrada uma assinatura, que desbloqueia o resto dos conteúdos disponíveis.

Cristina Soares, COO do Público, reconhece que desde que o modelo foi implementado as visitas ao site aumentaram, mas o número de page views caiu ligeiramente e associa a tendência à preocupação dos utilizadores com os limites fixados para o acesso gratuito ao site.

Ainda assim, a evolução tem sido positiva e o grupo aumentou de 3.500 para 11 mil o número de subscrições do site, um número que representa 35% da circulação do jornal, mas Cristina Soares defende que os modelos pagos só vingarão quando forem utilizados de forma generalizada por toda a indústria.

Os dados foram apresentados no Fórum Online Publishers da Portugal Internet Week, que decorreu até quinta-feira com o eShow, em Lisboa. No mesmo debate, Pedro Araújo e Sá, administrador da Cofina Media, revelou que no Negócios.pt, site do Jornal de Negócios, 26% da circulação total já é digital paga.

O responsável defendeu que o número traduz o esforço de transformação que o grupo tem feito para se adaptar a um “sector que não está em crise, mas tem um modelo de negócio em crise” e que precisa de alterar a forma como vende publicidade no mundo digital.

Contar com legislação que não discrimine o suporte de acesso ao conteúdo, na sua opinião, seria outro contributo relevante para a rentabilização do negócio dos media no mundo digital. Os jornais gozam hoje de uma taxa de IVA reduzida de 6%, enquanto aos conteúdos digitais é aplicada uma taxa de 23%.

Rudolf Gruner, diretor geral do Observador, participou no mesmo debate e também partilhou números de acesso ao site do jornal que, lançado no passado mês de maio, é um dos mais recentes projetos de media nacionais. Nos seus cinco meses de vida, o Observador acumula 1,5 milhões de visitantes únicos e 12 milhões de visitas, números que não são auditados.

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